sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Solenidade na Assembleia Legislativa vai homenagear Instituto dos Irmãos Maristas

Por proposição do deputado Hermano Morais (PMDB), a Assembleia Legislativa promove, na próxima segunda-feira (11), a partir das 9h30, sessão solene com o tema “200 anos de presença Marista no mundo e 86 anos em Terras Potiguares, pela graça de Deus e de São Marcelino Champagnat”. 
A solenidade irá prestar homenagens a personalidades de destaque da escola.
“O Instituto dos Irmãos Maristas tem a nobre missão de educar crianças e jovens, com valores humanos, éticos e solidários. 
A nossa proposição busca reconhecer os relevantes serviços prestados pela atuação da instituição de ensino no Rio Grande do Norte”, justifica Hermano Morais, que é ex-aluno Marista.
A instituição foi fundada na França, em 1817, por São Marcelino Champagnat que, de maneira corajosa à época, criou o Marista comprometido com a educação cristã de crianças e jovens. 
Atualmente, a instituição está presente em mais de 80 países, atendendo aproximadamente 500 mil pessoas diariamente.
No Brasil desde 1897, os Maristas promovem a educação formal, baseada em valores cristãos e de solidariedade, inspirados nos princípios de São Marcelino Champagnat. 
O Grupo Marista alia a tradição desses dois séculos à formação pedagógica atenta às diferentes realidades nas quais se faz presente.
Os Irmãos Maristas chegaram a Natal em 1929, após convite de Dom Marcolino Dantas, então o bispo da cidade. 
De início, ficaram hospedados no prédio que havia sido do Colégio Diocesano, que se encontrava fechado, e então começaram a planejar a criação de um novo colégio na cidade.
Durante a sessão, serão homenageados: Antônio Lourenço de Aquino, Elizabeth Bezerra de Sousa (Tia Beth), Família Madruga, Irmão José de Assis Elias de Brito, Irmão José Getúlio Silveira e Irmão Wellington Mousinho de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário